Citologia de pele e orelhas

A citologia de pele e orelha é um exame utilizado rotineiramente no atendimento dermatológico. Visa avaliar possíveis contaminações bacterianas e por leveduras, além dos tipos celulares presentes no tecido examinado.

 

As piodermites bacterianas (contaminação por bactérias) e a malasseziose cutânea (contaminação por leveduras) são muito comuns na clínica dermatológica, sendo, na grande maioria dos casos, infecções oportunistas, principalmente relacionadas à dermatites alérgicas, além de doenças sistêmicas ou metabólicas. Desta forma, é necessário tratá-las e também investigar uma possível doença de base para que não haja recidiva do quadro ou para que se possa controlá-lo.

 

Da mesma forma que na pele, as bactérias e leveduras também podem estar presentes nas orelhas desencadeando um quadro de otite. Também é importante avaliar nos quadros de otites crônicas ou recidivantes, se não existem doenças de base (dermatites alérgicas) ou alterações estruturais anatômicas raciais ou patológicas (pólipos e tumores) desencadeando o quadro.

AGENDE UMA CONSULTA

Clínica Santé Vie Vet
R. Dr. Sampaio Peixoto, 148 – Cambuí, Campinas – SP
13024-420